pesquisar
 
links
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009
Tin.Bra participa com "O Velho Mágico" de Sónia Sousa, no V Festival Nacional de Teatro de Amadores da Póvoa de Lanhoso

O Tin.Bra, no próximo dia 30 de Janeiro pelas 21:45 horas, levará a cena no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, a sua mais recente produção “O Velho Mágico” da autoria e encenação de Sónia Sousa, que integra o V Festival Nacional de Teatro de Amadores.

 

  

 Elenco:   Wagner Kosisck   -   Sónia Sousa    -    Vânia Silva

 

THEATRO Club - “O Velho Mágico”

“”

De 30 de Janeiro a 28 de Fevereiro, a Póvoa de Lanhoso recebe o V Festival Nacional de Teatro de Amadores, que trará até ao palco do Theatro Club dez espectáculos e grupos de todo o país. A organização é da Câmara Municipal em parceira com a ANTA – Associação Nacional de Teatro de Amadores, que apresentaram o programa e assinaram um protocolo de colaboração referente a este Festival no dia 16 de Janeiro, no Theatro Club.

"Sendo o Teatro a primeira sensibilidade e aposta cultural deste Município, a amplitude aportada ao seu Festival, que de âmbito regional se afirma agora como verdadeiramente Nacional, através da participação da ANTA, mostra-se uma aposta séria, verdadeiramente envolvente e participada", referiu a Vereadora da Cultura. Fátima Moreira acredita mesmo que estão criadas as condições para que este certame se possa afirmar como "o principal evento nacional de teatro amador".

Já o Presidente da ANTA apontou, de entre outros aspectos, a qualidade das peças a concurso, referindo que irá assistir-se a um "salto gigantesco" nesse capítulo. Recorde-se que oito dos trabalhos são de associados da ANTA e que essas encenações já foram alvo de uma primeira selecção. Satisfeito com a parceria com a edilidade Povoense, Luís Mendes ainda se referiu a outra componente essencial: os espectadores. "Faço votos de que esta edição possa trazer ainda mais público ao Theatro Club. Que não só a população da Póvoa de Lanhoso como a população dos concelhos limítrofes e público de todas as partes do país se sinta motivado para vir à Póvoa de Lanhoso assistir aos belíssimos espectáculos que aqui vão estar".

Esta edição institui dois novos Prémios (prémio prestígio personalidade e prémio Ruy de Carvalho), sendo esperada a presença de Ruy de Carvalho, uma das maiores figuras não só do Teatro como da Cultura, em Portugal, na cerimónia de encerramento, a 28 de Fevereiro. Este Festival terá ainda como novidade a realização em simultâneo de uma exposição de materiais alusivos às edições anteriores, na Galeria do Theatro.  

 

Programa.

O calendário de apresentações propõe, a 31 de Janeiro, o trabalho "Velho Mágico", de Sónia Sousa, pelo Tin.Bra (Braga). Segue-se, a 31 de Janeiro, "A Caixa", de Prista Monteiro, pelo Teatro Palha de Abrantes (Abrantes). No dia 6, sobe ao palco "Tchekhov, Espirros e Palpitações", de Anton Tchekhov, pelo Cénico de São Joanino (Santa Comba Dão) e, no dia seguinte, 7 de Fevereiro, os espectadores poderão assistir a "Auto da Alma", de Gil Vicente, pelo Contacto Água Corrente (Ovar). "O Vizinho Toca Sempre 2 Vezes", de Emílio Boechat, pelo Cale Estúdio Teatro (Vila Nova de Gaia) é a sugestão para o dia 13 de Fevereiro. A 14, actua o Teatro Meia Via (Torres Novas) com "Felizmente Há Luar", de Luís Sttau Monteiro. Segue-se, a 20 de Fevereiro, o Teatro Ensaio Raul Brandão (Guimarães) com a peça "Yerma", de Garcia Lorla. Na noite seguinte, 21 de Fevereiro, "Fotos do Fogo", a partir de Mário de Carvalho, pelo Teatro Passagem de Nível (Amadora) estará em cena. No último fim de semana do Festival, a plateia ainda poderá assistir a "O Solário", de Fernando Augusto, apresentado pela Companhia de Teatro Poucaterra (Entroncamento), no dia 27, e a "As Guitarras de Alcácer Quibir", pelo Grupo de Teatro Artimanha (Pinhal Novo), no dia 28, antes da Cerimónia de Encerramento.

Destes, oito foram seleccionados e indicados pela ANTA, designando a Câmara Municipal apenas um dos espectáculos a concurso. Este ano, o Tin.Bra (que se tem revelado um parceiro importante na estratégia de formação e de produção de espectáculos na Póvoa de Lanhoso, apresentando-se como um parceiro activo do Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso) representa a região. "Entretanto, desafiámos a Associação Cultural da Juventude Povoense a assumir-se como parceiro fundamental na estratégia de selecção da peça a concurso representante da região, utilizando o Festival de Teatro António Francês. A proposta é que no decurso deste Festival, das peças participantes a concurso, a vencedora represente a nossa região no Festival Nacional", explicou Fátima Moreira. 

Todos os espectáculos decorrerão no Theatro Club, a partir das 21h45. O espectáculo da cerimónia de encerramento não está a concurso e será sempre o vencedor do ano anterior.

Gabinete de Comunicação.””

 

Prémios.

O V Festival Nacional de Teatro de Amadores continua a revelar uma aposta crescente na qualidade das peças a concurso e apresenta a distinção e a atribuição de novos prémios, como os prémios prestígio personalidade e o prémio Ruy de Carvalho. Este ano, serão premiadas as seguintes categorias:

. Melhor desenho de luz

. Melhor cenografia

. Melhor guarda-roupa

. Melhor interpretação feminina

. Melhor interpretação masculina

. Melhor encenação

. Prémio prestígio personalidade (para distinguir e homenagear um personalidade ou uma entidade, pelo seu percurso ou pelo seu contributo no âmbito do teatro amador associativo)

. Melhor produção receberá o prémio Ruy de Carvalho

“”

(in: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso – 2009.01.19)

 


blog do Tin.Bra:
publicado por: Alfredo Gaspar / Tin.Bra às 14:54
| deixe o seu comentário | favorito
Apoios Institucionais
Tin.Bra

Ir para o topo






Seja bem-vindo(a) ao blog do Tin.Bra

Hoje é:



Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Tin.Bra / Braga - Portugal / Tel/Fax +351 253 104 221 / Mobile: +351 919 669 658 / tin.bra@clix.pt
O Tin.Bra é membro fundador da Fundação Portuguesa de Teatro